DOC 005 : CONCLUSÕES PRELIMINARES SOBRE O CONTEÚDO DIGITAL

No primeiro DOC eu discuto a capacidade videos curtos de criar uma comunidade, no segundo eu discuto a importância da relação entre qualidade e quantidade, como também saúde mental, no terceiro debato um pouco sobre esses números das redes sociais e por fim, eu fiz um fichamento do manifesto da Soberana tentando ver as suas vantagens e limitações.

O que a gente pode começar a traçar de conclusões sobre a internet ? 

1) É um espaço alugado, nós não controlamos a internet, então dependemos das dinâmicas, valores, ideais, impostos pelas plataformas em relação ao que nós produzimos.

2) Se trata de um espaço essencial da economia precarizada neoliberal. Tanto por conta dos apps, como por conta dos aplicativos de vídeos. Todo mundo pode criar conteúdo, todo mundo aspira criar conteúdo, assim como todo mundo pode ser um entregador, ou CEO de si mesmo, etc. Sem a internet esse tipo de economia não seria (vista como) tão viável. É uma coisa que vocês tem que pensar : as pessoas sonham em ser influencer, tem ideia do quão difícil é moldar uma imaginação desse modo ?

3) A privatização dos espaços públicos e a ascensão da internet, coincidem muito com essa subjetividade individualista neoliberal.

4) A nossa saúde mental importa, olha só. Quando você liga a câmera existe uma persona que você apresenta, se você busca ser autêntico, você tende a não aguentar mais ser você mesmo.

5) Posso estar sendo precipitada nesse ponto : os números das plataformas não são tão relevantes assim. A questão é que entre 100 e 1000 pessoas, em ambos os casos, são pessoas que você atingiu, desses 100 ou desses 1000 será mesmo que o seu conteúdo foi importante ? Pode reparar que tem muita gente famosa na internet, muitas mesmo, e boa parte não é conhecida.

Essas são algumas das conclusões preliminares que podemos tirar de nossos pequenos estudos sobre o tema.
Ghost