ᴬˡⁱᵉⁿᵃçãᵒ ᵉ ˢᵉᵘˢ ᵇᵉⁿᵉᶠíᶜⁱᵒˢ

Hoje é o meu dia de pausa. Ando muito cansada, muita coisa para fazer e sei lá, a gente se sente sobrecarregada, sozinha. Não pretendo fazer aqui um grande texto teórico, nem nada. É mais uma observação.

Eu não bebo, não fumo, não saio, não faço nada assim, que todo mundo faz. Não é nem a idade, nem quando jovem eu fazia. Sei lá, não é a minha praia. Mas eu entendo e defendo quem faz. Por que eu digo isso ? É muito comum a gente olhar a alienação meramente como um escapismo, uma distorção da realidade para servir o capital, etc. Ela é isso, mas ela também é um alívio.

Imagine a seguinte situação. Sua vida está uma merda e não tem uma solução fácil para isso, seu emprego te dá vontade de se jogar do prédio, aí você soma com problemas familiares e financeiros, sem contar o racismo, a transfobia, etc. Mesmo que você levante e vá direto para um sindicato, organize um movimento, um protesto, a mudança não vai acontecer de uma hora para a outra.


Aí que vem a alienação. Por mais que se desligar das coisas não resolve absolutamente nada, é um alívio temporário que pode te ajudar a continuar em frente. Eu sinto que eu estou  muito nessa fase de me alienar e de desassociar do mundo a minha volta. Quando você vive sua vida em constante depressão, você meio que aprende a fazer isso muito bem sem nem usar nada.


O complicado é sair disso. É você um dia saber fazer um drink diferente, um molotov, quem sabe ? Eu sei que não estou 100% bem, não me sinto preparada para tentar nada, por isso eu uso esse momento para estudar. Eu já não tenho o mesmo entusiasmo para estudar, isso é verdade, mas ao mesmo tempo, eu gosto de tentar resolver esses problemas, tentar pensar soluções.


Nisso eu venho assistindo filmes, músicas, jogando jogos diferentes. Eu ainda não tô numa fase de sair tanto, mas quando eu saia adorava perambular por aí. Quero tentar explorar com maquiagem, sei lá. Mudar o visual ? Isso vem me ajudando a me sentir melhor. Resolve minha vida ? Não, mas as coisas que eu aprendi podem ajudar…


E sabe, tem algumas coisas que me ajudaram a pensar algumas coisas na minha vida e a conseguir imaginar novas alternativas.

Ghost