report 012

Eu tenho uma certa clareza que o o que eu faço aqui não vai ter o alcance enorme, muito porque eu sei que nem todo mundo tem tempo para ler, ler exige uma certa concentração, prática e a gente vive numa época que ler não é muito popular.

O que eu quero dizer com isso ? Que as pessoas são burras ? Não, mas que a forma que a gente trata o escrever e onde a gente escreve, muitas vezes são espaços muito elitizados. Sei lá, eu acho importante que a gente volte a ler, até para conseguir pensar melhor, escrever melhor e falar melhor. No meu caso, ajuda a não entrar em parafuso, vocês não tem ideia quantas vezes eu pensei em começar a fumar ou algo assim.

Eu fico feliz com a quantidade de pessoas que acessam blog em pleno 2023.

Eu comecei em setembro, então ignorem agosto.

Eu acho que tem várias coisas que eu poderia melhorar, a abordagem, a escrita e principalmente a divulgação. Para o objetivo do blog, da função que ele desempenha em criar uma documentação, de discutir coisas sob um outra ótica, etc - acredito que ele faz bem a função dele. Uma coisa é fato, o blog por si mesmo nunca vai ser extremamente popular - o formato blog hoje sofre uma série de problemas.

Por que ter um blog ou ir ter um blog, se tudo está centralizado nas redes sociais ? Para esmagadora maioria das pessoas, um perfil na rede social basta. Antigamente, o blog pessoal era um instagram, um twitter, um facebook, um youtube, etc. Mas eles eram redes muito descentralizadas, ainda que sobre o nome Blogger da Google.

Você ter um site onde você tem um perfil e interage com as outras pessoas, e ainda produz seus textos, fotos e vídeos, é muito mais prático. Eu falo isso, porque eu usava essas redes como meu blog. Sabe o que é postar uma literal tese no facebook ? No twitlonger ? Essa era eu.(falando assim eu pareço uma chata)

Uma coisa assim é verdade, texto é uma linguagem que hoje não é tão engajadora, pelo simples fato de que as pessoas fazem coisas o tempo todo. Vídeos longos, vídeos curtos, não importa, você pode por para ouvir e vai sei lá, lavando a louça - por isso podcast é tão popular, mesmo que quem faça se esforce tanto para destruir esse tipo de conteúdo.

Enfim, eu poderia fazer uma dezena de coisas diferentes para divulgar, mas eu sei lá. Isso aqui não pode ser nosso pequeno Oásis ? Mesmo que um dia se torne algo grande por acidente, eu quero tanto que se torne uma coisa especial, que as pessoas lembrem e gostem de falar sobre. Se eu for mergulhar nessa coisa de criação de conteúdo mesmo, real, vai ser muito por necessidade - por enquanto, eu consigo sobreviver, recebo ajuda.

Enquanto isso, vamos estudar esse mundo para tentar mudá-lo.



Ghost