Por hoje é só

Não tomem esse texto como um grande paper sobre o tema que vou apresentar. Se trata mais de um comentário do que qualquer coisa. Há duas coisas que ocupam a mente nesse momento : o cenário político negativo do Brasil e essa corrida pelas armas da IA.
 
Muita gente tem uma certa dificuldade de compreender a importância que uma eleição municipal possui. Não se trata só de “um termômetro para eleição presidencial” - é, de fato, a eleição que importa, principalmente se você quer pensar na construção do poder popular. Nem é questão de só ter o cargo na mão, é muito mais sobre a disputa política na pólis, disputa de corações e mentes e a sua capacidade de construção dos movimentos populares.

Quem vai executar, vai autorizar, vai negociar, monitorar, uma política pública, é o poder municipal. Com a militarização das guardas municipais, é ele que vai comandar essa política de segurança (parte dela, já que é competência estadual/federal). Um vereador, um prefeito, são a conexão mais direta que a gente tem aos políticos - e nos afetam diretamente de maneira até mais efetiva que os cargos superiores.

Não que as figuras do executivo não importem - mas que as figuras aqui embaixo na ponta é que vão executar essas políticas e vão ter contato direto com a população. 

E assim, posso até soar reformista, mas na verdade, estou sendo bem pragmática, o que você prefere ter que lidar com um prefeito reacionário que joga a polícia na população pobre ou alguém do seu lado ou que pelo menos é capaz de ter uma mesa de negociação com a população ? Pense na perspectiva dos movimentos populares.

Me preocupa como os assuntos dos jornais em geral (com algumas exceções obviamente) se focam ainda tanto em folclore bolsonarista. É no mínimo patético ver o pessoal tão preocupado com a maldita história das joias, ou a maneira ridícula que todo mundo vem tratando do assunto Venezuela.

As pessoas ainda não entenderam a regra “falem bem, falem mal” de mim do marketing - Bolsonaro literalmente nasceu desse mundo, foi assim que ficou famoso, com fofoca e da fofoca ele fez política. O mesmo diria sobre a corrida sobre IA.

Parte é hype de uma bolha financeira que vai estourar logo logo, parte é de ser completamente ignorante sobre o tema tecnologia, parte é ser ignorante sobre a própria humanidade, parte é culpa dessa condição meio medievalista de realidade que temos. Isso cria uma visão muito distorcida do que de fato é a IA e para o que ela de fato seria útil.

Poderíamos usar esses modelos de linguagem para nos livrarmos de tantos trabalhos repetitivos e literalmente desumanizadores, para focar em outras coisas, como por exemplo, viver. A única coisa que impede isso é literalmente nosso modo de produção capitalista. Como eu fico como uma pessoa desempregada num mundo que IAs existem ? Me obriga a pensar que, eventualmente, vamos ter que construir na marra algo diferente para tentar sobreviver.

A minha preocupação nem é tanto uma nova guerra mundial (que tomara que aconteça, me perdoe), a minha preocupação é a gente construir um mundo que normalize completamente a apatia e a miséria. Eu acho que a natureza, por conta de sua entropia, não vai permitir uma completa estabilização e nós vamos ser obrigados a termos que lidar com essas questões.

POR HOJE É SÓ
Ghost