Cuidado, tem comunistas vivendo nas suas paredes


Quando a gente estuda as coisas, mesmo que seja de forma bem preliminar, nós começamos a desmistificar o mundo. Vou usar a analogia mais iluminista do mundo : o ser humano não enxerga no escuro, não tem a audição mais aguçada, muito menos o melhor dos faros, então como a gente sobrevive no escuro ?

É simples (claro, hoje é), aprendemos a manipulação do fogo, mais tarde criamos ferramentas mais complexas chamadas lanternas e lâmpadas. O que isso faz exatamente ? Aguça a nossa visão, da mesma forma que existem microfones especiais para captação de sons inaudíveis para a gente, de detectores de substâncias para “sentir” o cheiro.


Falando até numa perspectiva de teoria do conhecimento, existe uma série de coisas que podem distorcer a nossa percepção da realidade.


No meio do caminho, digamos assim, nós temos essa noção do sobrenatural. O que é em grande medida trazido para o reino do sobrenatural ? O inexplicável, o caótico, o sem sentido.


Mas assim, é uma falsa causalidade, não é porque você não entende ou não sabe o como de uma coisa, não significa necessariamente que seja algo sobrenatural.


Mesmo que fosse real, existem tantas outras coisas menos complicadas de acontecer. Por exemplo, (quase) toda casa assombrada é uma casa velha que faz um monte de barulho.


O que é mais fácil : uma entidade sobrenatural assombrar o lugar ou você simplesmente tem uma casa velha, cheia de encanamentos antigos, com ratos e insetos por todo canto.


Será que a assombração, pensando numa perspectiva bem antropológica, não tem muito mais um elemento social de tentar explicar aquele local abandonado como assombrado ?


Pensando numa perspectiva bem vulgar e genérica sobre fantasmas, eles não existem sem uma comunidade, isto é, sem uma cultura em torno que acredite que eles existem.


É muito claro que para a assombração sequer ser uma assombração, ela precisa ser codificada, quando nós falamos de fantasmas, nós só seremos afetados por eles se fizermos parte da mesma comunidade.


Ou será que o sobrenatural se manifesta mesmo para quem sequer sabe da existência dele ?


O ponto que eu quero trazer é que a casa assombrada só é assombrada, porque ela carrega casualidades inexplicáveis. Ela faz barulhos de forma tão variável e randômica, que a explicação que parece mais racional é que existe uma racionalidade nesses barulhos, isto é, existe uma força sobrenatural responsável por fazer aquela assombração.


Até que a gente entenda que existe uma física dos ventos, os moinhos serão sempre movidos por demônios.


Eu trago a questão do barulho, da estética, da imagem do assombrado, porque antes da gente acreditar que existem fantasmas, é preciso existir o lugar que pode ser assombrado.


Saindo um pouco do exemplo da casa, tem lugar que mais inspira histórias que o cemitério ?


Aqui eu vou para a segunda parte da minha explicação. Todo lugar assombrado tem uma memória.


Por que o cemitério é assombrado ? Porque os mortos estão lá. A cova se torna literalmente um espaço de rituais religiosos.


Os vivos dedicam uma boa parte do seu tempo em rememorar os mortos. Os mortos só continuam vivos porque os vivos desenterram os mortos e os trazem para sua vida.


Quando alguém morre, existe o sentimento de luto, isto é, existe socialmente a prática de ter um tempo para relembrar os mortos.


Existem mortos que são criadas estátuas, quadros, homenagens das mais diversas. O morto passa a guiar o vivo.


Quando a gente volta para o espaço da casa, ela carrega uma memória dos que viviam ali, suas histórias, seus legados, seus objetos…


Não é a toa que a casa assombrada é quase sempre a casa do burguês. Ali está oculto as histórias de quem ali vivia escravizado, de quem construiu e produziu aquela casa.


Note como a assombração acontece : você começa ouvir sons, vultos, luzes, inexplicáveis na sua casa. No meio da sua investigação com seus pares, você escuta histórias de pessoas que morreram ali.


Toda a atmosfera do lugar passa a ser uma evidência da história que existem fantasmas naquele espaço.


O ponto mais importante do fantasma não é que você vai encontrar ele. O bicho papão sempre some quando ligamos a luz, a questão é que o fantasma é um morto que se faz vivo, dentro da gente.


Nós passamos a fazer as coisas baseando-se na suposta existência deles. Aí que se inicia aquelas práticas de superstição.


Todo dia seu professor universitário, o delegado de polícia, os serviços de inteligência, os setores mais reacionários da sociedade, etc, acordam fazendo preces contra o comunismo.


Isso por que no Brasil existe um poderoso e vigoroso movimento revolucionário ? As evidências históricas apontam senão para o contrário. Eles mataram os nossos comunistas, os perseguiram e para colocar o prego no caixão, surgiu uma esquerda liberal extremamente anti-comunista.


A história do Brasil é uma história de esmagamento dos nossos movimentos populares. De muita luta, de muito sangue.


Ou seja, tudo aponta que o Brasil está longe de ter um movimento revolucionário. Mas ainda sim, o que faz todo dia existir uma pessoa dedicada a ficar atacando um militante político hipotético ?


O que faz a polícia estudar Marighella, Mao, Lenin, Stalin e esperar um inimigo interno que o Brasil de fato nunca teve ?


Estamos falando do fantasma do comunismo. E aqui é a parte que vamos falar porque os comunista vivem nas suas paredes, que o seu vizinho é secretamente comunista, que tem comunistas por toda parte e se você olhar bem no espelho, talvez você seja um comunista.


Voltemos para a casa. O ponto mais importante para compreender uma tendência histórica é observar o ambiente. Olhar para as condições históricas que estão em jogo.


Quando falo jogo, digo jogo mesmo, na disputa político-social. O Brasil é um país extremamente desigual, com uma população negra que ainda sofre com os resquícios da escravidão, com uma população indígena que sofre os efeitos da colonização até os dias de hoje,com desigualdades regionais tremendas, com o trabalho se tornando escasso e precário.


E claro, nós sempre podemos listar mais e mais coisas, ainda por cima especificar para cada região do Brasil.


O ponto é : esses são os barulhos, os vultos, as marcas da nossa casa assombrada. É como eu disse, ligando a luz, aguçando os sentidos, existe um certo consenso que a revolução não vai chegar amanhã.


Que não existe a organização necessária para tal. Ainda sim, o medo disso se tornar uma revolta popular é enorme. As políticas públicas em si, são pensadas já como uma forma de amenizar as condições históricas, ou seja, são como tentativas de diminuir a deterioração da casa para ela fazer menos barulho.


Se a gente compreende que o ser humano tem seus interesses, que ele é capaz de criar métodos de sobrevivência, que o seu foco é facilitar o seu acesso para todos os recursos necessários para a vida se fazer vida, etc - todos os pressupostos do materialismo.


Mesmo que não exista um bolchevique vivo, que se tenha cooptado os movimentos populares e os seus partidos, que se tenha matado e perseguido quem não abaixou a cabeça, você cria toda uma “tempestade perfeita” para que os raios recaiam sobre a sua própria cabeça.


Eu tô citando Southpark, mas é válido para o filme Coringa também, o Coringa como uma personagem só existe porque a sociedade o pariu.


No Southpark, o episódio trata do fato de que os Estados Unidos cria uma situação tão insalubre, tão opressora, tão perversa, contra a sua população latina que existe um medo de que um dia essas condições produzam um Coringa mexicano.


Começa muito mais como uma mera paranoia e para evitar que o Coringa apareça, se aperta ainda mais nas medidas anti-imigratórias e de repressão  até o ponto que se cria uma sociedade que produz o Coringa.


O fantasma ganha uma proporção tão grande na vida dos vivos que eles passam a ter cada vez mais atitudes guiadas pela assombração.


É sobre religião, sobre levar a vida de acordo com uma figura divina que nós criamos. É sobre a mercadoria, que no capitalismo é o trabalho oculto nos meandros do valor. É sobre o medo que de repente a mercadoria, ou seja, nós nos tornemos conscientes e lutemos para não sermos explorados.


O medo das máquinas se levantarem contra nós, é o medo do escravizado se virar contra o escravista. O medo é que todo aquele povo oprimido se junte e elimine todos os senhores.


Por isso, é tão necessário compreender esse tipo de coisa. Não é que é feita uma lavagem cerebral e de repente todo mundo vira comunista. Mas que existe toda uma configuração histórica que faz as pessoas se organizarem de tal forma, que elas lidem com a realidade que as cercam.


Ou seja, as pessoas se adaptam e criam estratégias políticas para sobreviver, olhando para a situação que vivemos é mais do que óbvio que precisamos mudar essa situação de domínio da burguesia.


O que te faz comunista não é porque “juventude”, como algumas pessoas sugerem. Ou porque se idealiza um mundo melhor. É porque você vive na merda e você precisa fazer alguma coisa em relação a isso.


Então, esse é o clima da nossa casa assombrada, é assim que ela se torna assombrada. Quanto às histórias de assassinato e morte ?


Aí nós temos tantas histórias de escravizados se rebelando, de tanta gente se reunindo para organizar uma rebelião, de tanta gente criando laços de poder por todo canto.


No Brasil, se tinham leis contra negros ficarem reunidos. Isto é, o medo era que se organizasse rebeliões.


O que é o apocalipse zumbi (que nomeia não pode acaso o grande Zumbi dos Palmares e as práticas religiosas do voodoo haitiano) senão o grande medo das multidões mortas, se tornarem voltem à vida e irem devorar os que ainda vivem ?


Essa ideia do canibalismo, muito difundida como um preconceito generalizado contra povos do Brasil e de África, não representa justamente esse imaginário assustado com a retaliação desses povos oprimidos ?


Vai ficar de lição de casa para você leitor : saia de casa e vá ao centro de uma metrópole. Você vai ver uma grande multidão morta e se você perceber direito, você faz parte dela, você está morto. Você é um zumbi.


Já pensou se de repente todo esse povo estivesse indo atrás dos grandes ricos ? Não seria um filme de terror…..para eles ?