ᴺᵃᵈᵃ ˢᵉ ʳᵉˢᵒˡᵛᵉ ⁿᵒ ᶜᵃᵖⁱᵗᵃˡⁱˢᵐᵒ

Se eu só falar diretamente para vocês que nada se resolve da melhor forma para nós no capitalismo ou que só é possível construir soluções melhores para os nossos problemas no socialismo (e no socialismo os problemas ainda vão existir), não vai ficar clara a minha crítica à Lula.

Capitalismo, dentre muitas coisas, é uma forma de organizar a vida em torno da reprodução do lucro. Consegue ver o problema, certo ? O liberal de cartola pode chegar em você e te falar que no capitalismo você tem liberdade de empreender, criar novos negócios, enriquecer, não precisar trabalhar mais e só focar em criar coisas novas.

Isso é uma meia verdade, portanto ideologia. Isso tá até em Marx, o capitalismo possibilitou desenvolvimento tecnológico, mudou radicalmente o mundo do trabalho, de fato tivemos um progresso tecnológico como nunca quando surgiu o capitalismo, isso é verdade.

Na prática, e por isso o que o liberal te fala é ideologia, para você empreender e ser bem sucedido, você precisa de sorte, nascer em berço de ouro para conseguir contatos, eliminar a concorrência. A ética serve apenas para marketing, toda prática por mais nefasta que nós consideremos é praticada, já que o valor máximo é o lucro.

O valor que a ética pretende reproduzir sequer importa. Se falarmos de comida, todo grande latifundiário está pouco se importando se invade terra indígena, quilombola e de pequeno produtor. Na TV, a imagem de um empresário sério que lutou muito para construir seu império, na prática um herdeiro que contrata jagunço para eliminar a concorrência.

O grande latifúndio quando é produtor de comida vende quase tudo para o exterior, pois oferece uma margem muito grande de lucro já que a nossa moeda é desvalorizada. Quando não produz comida, ele especula no mercado imobiliário a valorização de sua terra, deixando milhares e milhares de produtos sem terra para trabalhar.

A terra é um bom negócio para especular e para vender comida para fora. Se falamos de logística, houve uma pressão gigantesca para privatização, precedida de um sucateamento, das estradas e do pouco de ferrovias do Brasil. Isso cria uma série de problemas de logística, não importa porque é extremamente lucrativo trabalhar com pedágio e ainda receber verba do governo para manutenção das estradas. Para aumentar ainda mais a margem de lucro, geralmente fazem uma manutenção meia-boca e desembolsam o resto pro caixa da empresa.

Consegue ver que se você quiser levar algo do ponto A para o B no capitalismo é difícil fazer isso sem passar por uma série de questões que tem a ver com a reprodução do lucro. Se você mora num lugar periférico e precisa pegar um Uber, tem motoristas que não pegam porque não dá muito dinheiro fazer corrida para essas pessoas.

Não se resolve nada no capitalismo para nós. Nesse caso do transporte, podemos ter um transporte público, mas não sem antes construir uma infraestrutura para uma empresa privada lucrar recebendo o nosso dinheiro quando pagamos a passagem e uma segunda vez, quando o governo repassa verbas para sua manutenção (e uma terceira para recuperação judicial quando a empresa falir por dívidas).

Nada escapa da gaiola do lucro. Lula representa um capitalismo que oferece o mínimo para os trabalhadores para que eles consigam no mínimo vender a sua força de trabalho e ter o mínimo para sobrevivência. É preciso que exista esse mínimo para que as coisas funcionem, por exemplo, é preciso ter SUS, senão a força de trabalho vai diminuir radicalmente, é preciso ter estradas senão não conseguimos transportar comida e bens de forma geral. O Correios é uma necessidade principalmente para o pequeno comerciante que usa de seus serviços para vender produtos online.

Todo avanço no capitalismo, por mais importante que seja e eu aqui não estou dizendo que não devemos defender essas coisas, é só uma medida paliativa. Se não existe sistema previdenciário, você não mata só os idosos, você também mata as famílias que dependem da renda desse idoso. Quantas vezes você já não ouviu de avó que cuida de menino para mãe conseguir ir trabalhar ?

Não digo que os problemas vão desaparecer no socialismo, mas que nele há uma possibilidade da gente tentar resolvê-los.

ℑ 𝔰𝔢𝔢 𝔱𝔥𝔞𝔱 𝔦𝔰 𝔰𝔬. "𝔗𝔥𝔦𝔰 𝔴𝔬𝔯𝔩𝔡’𝔰 𝔰𝔬 𝔰𝔦𝔪𝔭𝔩𝔢. ℑ’𝔳𝔢 𝔫𝔢𝔳𝔢𝔯 𝔨𝔫𝔬𝔴𝔫 𝔱𝔥𝔞𝔱. ℑ 𝔥𝔞𝔡 𝔣𝔢𝔩𝔱 𝔱𝔥𝔞𝔱 𝔱𝔥𝔦𝔰 𝔴𝔬𝔯𝔩𝔡 𝔴𝔞𝔰 𝔬𝔫𝔩𝔶 𝔰𝔠𝔞𝔯𝔶 𝔞𝔫𝔡 𝔳𝔞𝔰𝔱… 𝔅𝔲𝔱 𝔫𝔬𝔴 ℑ 𝔲𝔫𝔡𝔢𝔯𝔰𝔱𝔞𝔫𝔡. ℑ 𝔣𝔢𝔢𝔩 𝔳𝔢𝔯𝔶 𝔯𝔢𝔩𝔦𝔢𝔳𝔢𝔡.” 
- 𝔏𝔞𝔦𝔫 “ℑ 𝔰𝔞𝔦𝔡 𝔰𝔬 𝔡𝔦𝔡𝔫’𝔱 ℑ?" 
- 𝔉𝔢𝔪𝔞𝔩𝔢 𝔳𝔬𝔦𝔠𝔢









Ghost