ᴳʳᵘᵖᵒˢ ᵒⁿˡⁱⁿᵉ ˢãᵒ ˢᵘᵖᵉʳᵉˢᵗⁱᵐᵃᵈᵒˢ

Eu sei que eu tô velha e sinceramente, bem cansada de algumas dinâmicas da internet. Mas eu me pergunto, será mesmo que participar de grupos online é algo tão bom e produtivo quanto as pessoas acreditam que sejam ?

Se a gente voltar lá atrás, no início de Whatsapp, Telegram e Discord, as pessoas não achavam que isso era tão importante assim. Quais pessoas ? Se você pensar num grupo de universidade, grupo lá do seu trabalho, grupo do seu grupo de terapia, etc, essas coisas ainda não eram coisas que entravam na cabeça das pessoas como possibilidades.

Acho que a eleição de Bolsonaro, independente de você gostar dele ou não, mostrou que se a gente não dominar a internet, sejam os vídeos do Youtube que o povo começou a fazer, sejam agora sim, os grupos e tal, alguém vai usar e com isso, vai usar inclusive para conseguir poder.

O que as pessoas não prestam atenção, é que o Bolsonaro em si, não sabe usar a internet, muito menos é alguém "hacker". Ele teve suporte de corporações de marketing para realizar os disparos no Whatsapp, e a gente não pode negar também o papel que a mídia burguesa teve na aceitação de Bolsonaro.

A dominação da rede por grandes corporações têm como fator a questão econômica também, só essas grandes empresas que são capazes de comprar terras e mais terras, fazer tudo virar data center, entre outras coisas, como comprar de advogados, etc. Precisamos ficar atentos que essa dominação também é feita através da técnica.

O código fechado, por exemplo, é uma outra forma de dominação. Conhecimento, assim como código, é algo que é construído, é algo que pode ser instrumentalizado, pode ser usado como ferramenta para mudar o mundo material.

Enquanto a gente não sabe algo, precisamos aprender, isso também significa que até aprimorarmos a técnica, nós não vamos poder instrumentalizar o saber para transformação da natureza, ela vai ser difícil de ser retransmitida.

O que acontece nesse caso dos disparos em massa ? As empresas de marketing dominavam não só o código para enviar as mensagens, mas também dominavam a forma de criar desses grupos, compreendiam a dinâmica social desses grupos, como a mídia pública e espalha informações na internet.

Por isso que mesmo que as pessoas tenham "descoberto" que esses grupos são importantes e que a presença online para espalhar as visões de mundo importam, elas não estavam nem perto de serem efetivas, pois elas não tinham uma parte do conhecimento necessário para reproduzir o que foi feito.

Não confunda isso com genialidade ou mesmo como elogio à Bolsonaro. Em grande parte esse know-how também existe porque essas empresas são gigantescas. Se o agro tem umas sementes modificadas muito loucas, e isso é um saber inclusive protegido por direitos autorais, é porque : 1) Existe o Estado burguês que garante a propriedade privada e os direitos autorais; 2) Se a gente quiser superar isso, temos que ter o Estado (isso vai mais longe que ter um cargo eletivo, mais tarde explico) e ainda domínio sob a técnica.

Uma coisa é se eleger igual a Dom Lula, outra é tomar o poder e ter que fazer uma máquina estatal nova. Quando você é eleito na democracia burguesa, você não necessariamente governa com seus aliados. Isso é aí algo do realismo político maluco aí, que você precisa ceder aqui e ali, para ganhar em um outro canto.

E aqui não estou falando necessariamente de lideranças, elas importam, mas não tanto assim. Se eu dou uma ordem X, não é o encarregado que vai fazer sozinho, ele precisa de mais pessoas para reproduzir aquelas ordens (por isso greve ainda funciona).

Se nessa cadeia de transmissão eu tenho pessoas que não são meus aliados ou que sei lá, não respeitam a minha autoridade por algum motivo, o que o líder mandou fazer pouco vale.

As palavras só importam se a gente faz o que elas significam. 

Essa é uma crítica que pode ganhar também um outro ângulo, mas eu prefiro fazer ela da maneira que eu vou fazer por conta do contexto desse texto : nós não sabemos usar a internet. Nós enviamos as mensagens e não temos a menor ideia de como enviamos.

Se você manda um Whatsapp, você tem ideia do processo que houve para que a mensagem chegasse ? Você sabe a rede que é necessária para tal ? Quando você está no Instagram, você tem a mínima noção de como ele funciona ?

E a gente pode ir mais longe, quando você tem um grupo no Whatsapp, você sabe das dinâmicas sociais que envolvem ter um grupo deste online ?

Fazer um blog, ter um site, criar um grupo em X plataforma, tudo isso numa internet privada dominada pelas corporações, tudo isso sem o saber de como usar, é uma receita para o fracasso.

Basta a gente lembrar como foi a pandemia. Havia tanta gente preocupada com a divulgação da ciência que achava que a informação por ela mesmo, por seu conteúdo riquíssimo, iria se espalhar e as pessoas iriam tomar consciência magicamente.

Não deu outra. Os vendedores de cloroquina e vacina falsa fizeram a festa com esses grupos bolsonaristas. É interessante porque as pessoas muitas vezes não olham o quanto é lucrativo para algumas indústrias a ideologia reacionária. Armas, cloroquina, carne, terreno roubado, trabalho escravo, etc.

Enfim.

O que eu me pergunto às vezes é: por que a gente usa esses espaços digitais ? É muito claro, até por conta da forma que a internet é organizada que ela é muito boa para fazer negócios, se comunicar nem tanto.

Sei lá, isso aqui parece uma armadilha. Principalmente, se estamos falando de uma rede que não foi construída por nós…

🐧🐙 𝔡ᶤⓖ𝓘𝓉aŁ 𝕃𝕒𝒾𝓃 𝓱卂Ş 𝓗Eℝ 𝕙คN𝒹𝓼 𝐀𝕣Øùn𝒹 𝔩ᗩ𝐈ℕ ίη Ŧʰ乇 ᗯ𝕚Ⓡ𝐞đ’𝐒 𝕥Ĥя𝕠Ⓐt. L𝔸Į𝐍 ιn 𝕋𝐇Ⓔ 𝐖ⒾⓇ𝕖𝔻 𝓼άY𝓼, “丨’Ĺ𝐥 ⓀᎥ𝐋Ⓛ MЎ𝐒乇ⓛf?” Ⓓ𝕀𝐠ίⓣᵃl 𝕝Δ𝓲几 𝕊𝔸𝔂Ŝ, “𝕨𝔥𝐲? 𝐖ђу ιᔕ 𝔂σย𝔯 乃𝕆dⓎ ร𝐨 ⓦ𝓐Ⓡ𝔪? 𝕎н𝓎 D𝑜 𝓘 Ƒ𝑒Ẹ𝓵 𝓨όǗℝ 𝒷σdㄚ 𝐓𝓔мⓟEᖇΔtUя𝔢?” ♧💲


Ghost