Sou contra o individualismo mas…


Não quero entrar em nenhuma teoria tão profunda, estou mais satisfeita em só expressar algumas frustrações.

Primeiro ponto essencial : não é necessário ser um gênio para perceber o que vai acontecer no Brasil, da mesma forma que alguém olha a trajetória de um objeto e consegue ver onde vai cair, é muito fácil saber que as coisas vão piorar muito rápido daqui alguns meses.

Estamos em março, daqui a pouco pegamos as propagandas políticas, toda aquela agitação política e animosidade normal das eleições, com o problema que a gente tem uma esquerda liberal, que é hegemônica, que quando vai criticar a esquerda radical não cansa de dizer que tem gente nas instituições, que está nos sindicatos, que está nas massas, porém é completamente incapaz de fazer uma mobilização política mínima.

Não só isso, demora alguns meses para as pessoas sentirem algumas políticas públicas, estamos chegando próximos da metade do ano, é quando geralmente nós começamos a ver o resultado de algumas políticas públicas, como o teto de gastos.

Então assim, não precisa ser um gênio para perceber isso, basta viver no Brasil. Enquanto isso, o fascismo se mantém mobilizado. Uma coisa é estar numa organização, saber disso e não fazer nada, outra coisa radicalmente diferente é se organizar para combater isso de frente - ou o fascismo não é um problema ?

Segundo ponto : Chorem para Lenin, chorem para Stalin, Mao, para os positivistas, para a filosofia estruturalista, para Nietzsche e os pós-modernos (inclusive fica a sugestão de nome para banda) e se ainda não tiver chorado o suficiente, chorem para Fisher.

Se tem um mito moderno que é problemático é essa noção de sujeito/indivíduo. Você é um animal social, você é a dialética entre o ambiente e a mistura de coisas que você chama de eu. Se a gente tem um determinado problema na nossa vida, nós precisamos observar exatamente, que ele não surge magicamente na gente - ele é um problema social, ainda que existam coisas que aconteçam internamente.

A sua ansiedade, a sua depressão, mesmo a sua TDAH, o seu TEA, etc, não são uma condição apenas sua, a gente pode falar inclusive em doenças sociais. Tem coisas que só são problema porque nós vivemos no capitalismo e precisamos ser máquinas de produzir lucro para alguém.

Então, tem coisas que só são resolvidas coletivamente. É uma questão de compreensão mínima da realidade, não precisa nem ser marxista para entender isso. Desemprego não se resolve com boa vontade, fome não se resolve com doações esporádicas, transfobia não se resolve falando bonito e pedindo paz, tudo isso depende de uma organização social constante e com capacidade de ser reproduzida em outros lugares.

O que estou dizendo é : você não cobra as pessoas por problemas que são sociais, isso é privatizar o stress e é um puta de um pensamento mágico achar que sozinho se resolve tudo.

Enfim, a questão que eu quero colocar é que isso não se resolve com boa vontade, com flores, com carinho na cabeça - Se resolve fazendo alguma coisa. E como eu falei no meu texto anterior, eu já acho que nem importa tanto se estamos falando de marxistas-leninistas, situacionistas, anarquistas, anaco-niilistas, ecoanarquismo, etc, para mim a questão é que falta fazer algo.

E eu tô olhando inclusive para você Estado brasileiro, você assim como nossos amigos da esquerda radical, não planeja nada, age de forma desorganizada, enquanto você se preocupa aí com militante pequeno de esquina, a burguesia dilapida o próprio Estado burguês, vende a preço de banana. (Me oferecer vaga, não serve né ? Gastar banda para ler esse texto você consegue…tô de olho…)

Estado brasileiro pare de ser tão inútil, você está brincando com a segurança nacional. Se você tá lendo isso, vá pelo menos direcionar verba PARA AS COISAS FUNCIONAREM KCTA.

Os investidores, latifundiários e pequenos industriais estão pouquíssimos interessados em preservar o próprio país.

E assim, eu nem julgo os policiais, militares, milicianos, criminosos, afins, que se submetem à servir esse sistema, questão é que a gente vive num mundo violento, difícil de viver, injusto, ser bonzinho paga as contas e te possibilita conseguir fazer as coisas ?

Pessoal julga tanto quem se prostitui, mas quem oferece uma ajuda mensal, uma moradia, alimentação ? Quando a gente precisa ninguém ajuda.

Se vocês odeiam tanto essas coisas, comece por ajudar as pessoas a não terem que precisar recorrer a essas coisas, né ?

Infelizmente, eu vou ter que recorrer à confiar na narrativa do Ciro Gomes/Jones Manoel/Krepe, mas o governo abriu uma brecha para empresas de venderem os precatórios para os bancos (e veja o vídeo, eu não domino esse assunto), mas assim, muitos desses lesados são aposentados, gente que trabalhou e por algum motivo, não recebeu o que deveria receber.

É gente que cresceu ouvindo que trabalhar é bom, que trabalho honesto é recompensador, e você cria uma situação onde exatamente o oposto acontece. Você velho, com várias doenças, mal consegue fazer as compras do mês, está cheio de dívidas, é isso que você recebe pelo seu bom trabalho ? Enquanto o que não falta é bandido, miliciano, etc, ostentando dinheiro em festas e a porra toda ? É foda, de um lado você fodida, mas tem “dignidade” e mal consegue comprar um lanche na rua e a “vagabunda” viajando pelo mundo.

Isso me pega muito. Desculpa Erika Hilton, ANTRA e cia, sou obrigada a criticar vocês, adianta a gente bater na tecla que grande maioria das trans faz programa, que elas morrem, que isso e que aquilo, se a gente não se organiza para lutar contra isso ?

É ridículo no meu ponto de vista, a rivalidade que existe entre travestis, o tremendo sectarismo entre umas trans que se acham a última bolacha do pacote, das meninas que se acham a própria Judith Butler falando de gênero, das meninas que brigam por ponto, etc. (E aqui eu tô falando das mulheres trans, eu nem vou comentar o apagamento dos homens trans e a discussão homérica sobre os não-binários).

O que eu vejo na grande maioria dos casos é o seguinte : a menina consegue as coisas, ela se isola, vai viver a vidinha dela. A gente tem uma dificuldade tremenda de se organizar de forma mais ampla.

Veja a prostituição, a produção de conteudo (adulto ou não), a formação acadêmica, a carreira corporativa ou política, NÃO MUDAM NADA A VIDA DA PESSOA TRANS. Você continua na sua condição subalterna da mesma forma e não muda porra nenhuma.

Talvez você morra num caixão feito de ouro. Eles não vão deixar de matar a gente porque a gente tem peitão e bolsa cara de grife.

É um milagre a ANTRA existir, porque a ideologia liberal corroi a maioria das pessoas. Por conta de uns individualismos tacanhos e reacionários, é quase que impossível se organizar.

Ainda tem o elemento de “X não é trans o suficiente” - Jesus, como é tóxico e adoecedor ter que aguentar, de um lado uma sociedade transfóbica e dentro da comunidade trans, umas brigas que as pessoas nem sabem da onde vem.

É isso que me incomoda para o futuro. Não tem emprego, meus caros. É viver de escravo em app, é você se vender seu corpo na rua ou na internet, ou sei lá. Qual alternativa existe além da morte ? Vocês conseguem imaginar ?

A falta de horizonte existe justamente porque não tem como fazer tudo só, você precisa que as pessoas se organizem coletivamente e façam as coisas. Se ninguém faz nada, não há futuro.

Chore o tempo que quiser pro inútil “campo democrático” - se a gente sabe da fraqueza deles, por que a gente não tenta ir para cima e ganhar espaço ?

Me surpreende que não existe uma noção mínima de : existe um problema, será que a gente consegue trabalhar em equipe para resolver ?

E assim, a gente não está nem numa discussão de como organizar, como fazer e tal, o que pode melhorar, porque existe esse vácuo tremendo de vários nada sendo feito. (Eu tô olhando para vocês anarquistas também)

Às vezes, as pessoas até acertam em dizer que a sociedade é patrimonialista, ou sei lá, idólatra de pessoas e figuras, mas não apontam qual é o efeito prático disso.

A gente organiza as coisas no Brasil esperando que alguém sozinho vá resolver tudo MAGICAMENTE. Essa é a questão.

O trabalho de você criar uma organização leva tempo, leva uma certa maturação e no Brasil não só, não se espera isso, como se espera que um líder apareça para guiar todo mundo.

Liderança é a coisa que menos importa, do que adianta liderar uma organização disfuncional que não consegue cumprir tarefas simples ?

O mais importante é saber se adaptar, não existe uma fórmula mágica, vão existir situações que vai ser importante ter hierarquia e a porra toda, outras que vão precisar de mais flexibilidade e descentralização.

Então assim, para finalizar. Eu não quero cair no mesmo problema que todo mundo, ao mesmo tempo que é cansativo e muito brochante (olha Lacan), ter que me sentir tão sozinha e precisando de ajuda, e pior, eu vejo que TODO MUNDO PRECISA DE AJUDA, TÁ TODO MUNDO FUDIDO e ninguém quer largar o osso chamado Eu.

É tão importante ser um indivíduo que se prefere a própria morte a ter que negar o próprio ego, nem que seja um pouquinho para poder sobreviver.

O problema meus caros, não é essa ou aquela teoria, somos nós, não é o morto Marx, Levi Strauss, Bakunin e cia, O PROBLEMA É A GENTE, POUCO IMPORTA SE ELES ERRARAM, NÓS SOMOS VIVOS E PODEMOS NÃO ERRAR.

E vocês sabem disso, essa é uma outra coisa que me incomoda demais. As pessoas enxergam essas coisas com uma clareza maior que a minha inclusive.

Você quer que tudo se exploda e pronto ? É cansativo, sabe, dá preguiça. No final do dia, sou eu que sou doente com depressão e as porra toda né ? Com certeza é uma loucura minha achar que a gente precisa agir para viver.