É ᵖʳᵉᶜⁱˢᵒ ˢᵉ ᵒʳᵍᵃⁿⁱᶻᵃʳ

Todo movimento popular que conseguiu fazer alguma coisa, seja uma festa à uma revolução, precisou se organizar.

É interessante observar quase que uma alergia de alguns setores em se organizar. Aqui estou apontando questões básicas : não deixar uma pessoa fazendo tudo sozinha, não estabelecer um objetivo, não organizar as tarefas, etc. (é preciso analisar caso a caso, mas de uma forma geral é assim que acontece)

Hoje o debate é se o Brasil deveria privatizar os seus presídios e a capacidade de articulação política é quase mínima para evitar que isso aconteça. Isso é um reflexo do "stalinismo" e do "identitarismo" ? Não analistas reacionários que se dizem de esquerda, o problema é a falta de organização.

Se a gente fosse organizar uma feijoada popular, haveria uma dificuldade tremenda de fazer. Não se trata de uma questão teórica à la francesa, estamos aquém de possuir problemas tão complexos.

Tem questões, por exemplo, como lidar com religiosos, que tem debates tão rebaixados, que a gente perde um tempo enorme discutindo e não vai atuar, estudar mais a fundo, para construir uma prática melhor.

O nosso movimento de esquerda com toda sua pompa ainda possui muitos reflexos reacionários. Eu não estou falando só daqueles que negam a importância do debate em relação ao racismo, lgbtfobia, machismo, etc, estou apontando também para aqueles que abordam o tema de forma excessivamente liberal.

Ainda há muita gente que trata essas questões como meras questões individuais e a grande solução seria uma espécie de empoderamento individualista. E assim, qualquer pessoa que tenha uma leitura sociológica mínima, sabe que isso é inútil.

Novamente, isso é uma demonstração da falta de organização. Não há um estudo teórico mínimo, uma comunicação e propaganda organizadas para que o debate teórico pesado esteja também na sociedade de uma forma geral.

Eu acho importante a existência de muitos movimentos e partidos de esquerda, porém eu acho que por vezes, essa diversidade ao invés de tornar força, é mais um elemento de sectarismo e auto-sabotagem.

Se internamente já existe uma disputa de poder (isso já é dado e sempre vai ter), entre partidos e movimentos isso também vai acontecer. Não estou defendendo uma união de forma acrítica, mas que essa diversidade poderia ser parte uma construção política maior, no sentido de que as diversas lutas fossem parte da nossa construção revolucionária (se você for considerar o tamanho e a quantidade de pessoas na população brasileira, vai ser necessário ter uma capilaridade tremenda).

O que acontece em grande parte é que a gente tem o inimigo e os nossos "aliados" para se preocupar. Pouco a gente consegue coordenar para nossas atividades. Só pensando num exemplo hipotético, se você organiza um sindicato e boa parte desses sindicalizados vivem na periferia, seria de grande proveito coordenar atividades entre o sindicato e o movimento que esteja organizado na favela. Isso aumentaria o escopo, as possibilidades do que se consegue fazer com um sindicato e com um movimento de favela. (Até por compreender que cada movimento tem sua particularidade, ao invés de criar um movimento do zero, coordenar com pessoas com mais experiência dentro de uma área, pode servir de enriquecimento prático/teórico para todos.)

É por isso que a esquerda de uma maneira geral, mesmo com um governo dito social-democrata, age como uma espectadora do próprio corpo. Nós sabemos que as políticas propostas quando são boas, são muito limitadas e praticamente paliativas, servem para evitar um colapso social. Quando essas políticas são prejudiciais, há uma grande dificuldade inclusive de convencer esses parlamentares e senadores ditos sociais-democratas de lutar contra essas políticas draconianas. Até porque muitas dessas propostas partem deles.

Se a gente não tem voz lá na câmara e no senado, sobra atuar nas ruas, por fora dessa institucionalidade. Volto a repetir o que disse lá em cima, para organizar uma festa ou uma manifestação de rua, é necessário organização e hoje, essa é uma área que temos dificuldade, tanto por falta de uma experiência de mais longo prazo, como por vício ocidental por um democratismo abstrato.

(Perceba a importância de uma festa: Quero fazer um samba. Pense comigo em toda logística que precisa ter para fazer o churrasco, trazer a bebida, conseguir música, chamar as pessoas, organizar um espaço, a comida para acompanhar o churrasco, etc. Compare isso com organizar uma greve, um ato, uma manifestação, uma revolta, uma ocupação, etc. É uma complexidade tremenda - então é importante sim, nós darmos atenção para esse tipo de organização, inclusive para nos servir como aprendizado)

Por isso, passa uma série de medidas absurdas no congresso, no STF e no senado, e todo dia o governo está mais à direita e pronto para deixar a direita no poder mais uma vez, e a gente pouco consegue fazer para parar essas medidas.

Quem hoje critica os revolucionários, o faz porque quer cooptar o movimento para a direita. Se usa uma série de argumentos anticomunistas e assim se espera desradicalizar o movimento popular. Grande consequência disso, é fortalecer o discurso reacionário. Quem hoje discute sobre identitarismo, como um espantalho contra a luta das minorias, fortalece o discurso reacionário em nossa sociedade, de forma falsa, desvincula essa lutas das lutas de classe.

A direita usa das minorias como um espantalho para os problemas da sociedade, afastar, não integrar, não dar atenção a esses movimentos é entregá-los à morte e a cooptação dessas pessoas para a direita.

Qual é a nossa tarefa hoje ? Se você tem a possibilidade, se organize. Senão, e esse é o meu caso também, no que puder ajude, participe dos atos, etc. Tudo indica que os próximos anos serão de ferro, o fascismo está nos bastidores preparando seu bote para subir ao poder mais uma vez. Em anos tão difíceis, e nós estamos até saturados e cansados disso, é necessário estar com os outros.

Cuidar e se deixar cuidar, é a melhor maneira de combater a insanidade que é viver numa sociedade neoliberal que beira a vida no campo de concentração.

🍭 🎀 𝐼'𝓁𝓁 𝓉𝑒𝓁𝓁 𝓎❀𝓊 𝒷𝓊𝓉 𝒾𝓉'𝓈 𝒿𝓊𝓈𝓉 𝒷𝑒𝓉𝓌𝑒𝑒𝓃 𝓎🌺𝓊 𝒶𝓃𝒹 𝓂𝑒. 𝐼'𝓁𝓁 𝓉𝑒𝓁𝓁 𝓎💙𝓊 𝓌𝒽𝒶𝓉'𝓈 𝒽𝒶𝓅𝓅𝑒𝓃𝒾𝓃𝑔 𝒾𝓃 𝓉𝒽𝒾𝓈 𝓈🌸𝒸𝒾𝑒𝓉𝓎, 𝓌𝒽𝒶𝓉'𝓈 𝒷𝑒𝑔𝒾𝓃𝓃𝒾𝓃𝑔 𝓉🌸 𝓉𝒶𝓀𝑒 𝓅𝓁𝒶𝒸𝑒 𝒾𝓃 🍩𝓊𝓇 𝓈🍬𝒸𝒾𝑒𝓉𝓎 𝒿𝓊𝓈𝓉 𝒷𝑒𝒸𝒶𝓊𝓈𝑒 𝓎💍𝓊 𝒹🏵𝓃'𝓉 𝓀𝓃😍𝓌 𝒶𝒷💮𝓊𝓉 𝒾𝓉. 🎀 🍭