Como estudar : um pequeno guia.

Antes de tudo, não vou te ensinar alguma técnica bizarra de estudar 500 textos, de fazer leitura em 5 segundos e de ler 5000 livros por mês. Não recomendo, não acho saudável e no final, você dificilmente vai absorver tanta coisa assim.

Estudar é muito sobre saber suas limitações. O "Só sei que nada sei" de Sócrates parece algo arrogante de tão humilde, na prática é sobre reconhecer as suas limitações em relação ao conhecimento.

As pessoas de uma forma geral acham que quando você sabe muito sobre uma coisa específica que você tem um saber geral infinito. É claro que quando você aprende a estudar, fica muito mais fácil ter algum conhecimento geral, mas não significa que você sabe tudo de forma aprofundada.

O que eu recomendo para você que quer estudar ? Descubra seu ritmo. Eu tenho uma facilidade desgraçada com ciências humanas de uma forma geral, sou péssima em matemática - se eu for sentar para estudar, eu consigo ler, estudar, criticar e escrever sobre assuntos da ciências humanas com muita facilidade. Agora, me ponha para estudar matemática, eu vou ter muita dificuldade para chegar nesse mesmo patamar.

Isso é normal. Outra coisa que é normal é ler poucos livros. Na academia, você até pode fazer a leitura de obras inteiras, porém, por conta do tempo e uma série de outras questões, muitos professores preferem delimitar textos, artigos, etc, e trabalhar em sala de aula as questões.

No dia-a-dia, na correria do trabalho, da faculdade, etc, não existe tempo para ficar lendo tanta coisa com tanta profundidade. É um estudo que demanda trabalho, é uma atividade complexa. Não caiam nessa conversa de que para estudar para prova de concurso, de ENEM, etc, você precisa ler tudo e saber tudo profundamente.

O mais importante é você ter um estudo sistematizado consistente, não significa saber tudo. Por fim, quero falar sobre o ritmo de estudo.

Esqueçam essa história de ficar sem dormir, de se encher de remédio, de estudar à força e cheio de problemas na cabeça. Cada pessoa tem seu ritmo e você só vai conseguir se acostumar com um ritmo maior de estudo com prática. Sim, o cérebro funciona da mesma forma que o resto do corpo. Precisa de exercício, precisa de aquecimento, de descanso e precisa cuidar para não ter uma lesão.
Ghost