ˢⁱˡᵛⁱᵒ ᴬˡᵐᵉⁱᵈᵃ ᵉ ᵒ ˢᵉᵘ ᵐⁱⁿⁱˢᵗéʳⁱᵒ


Vocês já leram/viram alguma literatura de terror cósmico ? Lovecraft era um puta de um racista. Os seus monstros e suas religiões de seus contos, são representações das nossas culturas.

De todo racista, eu acho que ele é o que nos fornece mais elementos para a gente entender a mente de um racista. Esse medo, a forma que o mundo branco perfeito dele é mexido completamente pela nossa existência.

Diz muito também, sobre o papel que a religião tem na construção do racismo. A instituição, o credo, a forma de enxergar o mundo. Qual o ponto que eu quero fazer ?

Tem gente que trata os negros, por mais que não seja um racista explicitamente, como esses seres radicalmente diferente "dos humanos", que tem crenças, uma forma de falar, uma cultura, mas que num nível liberal de tratamento, respeitam, acham bonitinho, até escutam suas músicas se for preciso.

É uma cordialidade formal, um respeito distante, impessoal, protocolar. Nós quando falamos de racismo geralmente apontamos para quem sofre o racismo, como se quem sofresse com o racismo sozinho, fosse o negro e o branco, por algum motivo, coincidentemente, é uma exceção dos diversos casos dos que cometem crime de racismo.

A branquitude, assim como a masculinidade, precisa ser repensada, recontextualizada. A grande questão é que para mudar isso, não basta colocar um "especialista do racismo" e um ministério de enfeite.

É preciso uma mudança radical de perspectiva, coisa que o governo Lula nunca esteve disposto a fazer. Note a situação, o governo promove uma série de políticas públicas que aprofundam mais ainda a reprodução do racismo no país e você é o ministro dos direitos humanos e tem um dos menores orçamentos dentre os ministérios.

Aqui eu preciso citar, porque de tempos em tempos o discurso dele é reproduzido, Ghiraldelli critica Silvio num tom de falar de sua ineficiência, de sua falta de trabalho. Mas a gente não pode esquecer que : 1) Silvio não é político de carreira; 2) Considerando como a academia funciona, mesmo ser espectador fracassado do próprio ministério já basta "como experiência"; 3) É muito claro que o próprio governo que indicou Silvio, assim como a irmã de Marielle, Anelle, Marina, a moça do vôlei Ana Moser (ficou claro que era de enfeite), e o próprio Silvio, como uma expressão de "compromisso" com essas causas - na prática, nós sabemos o compromisso verdadeiro com o rentismo e com o agronegócio.

Quem o Silvio é pessoalmente, se ele quer ser ministro do STF, se ele é palestrinha, se ele tem ego grande por ter livro com o rosto dele na capa, se ele não trabalha, pouco importa - se ele dar chilique e sair do governo agora, ele literalmente não vai sair nenhum pouco abalado.

Pouco importa quem é o Silvio pessoalmente por uma outra questão também : ao dividir seu orçamento, ao pensar suas políticas públicas neoliberais, o governo dá muito pouco espaço para construir qualquer coisa que respeite os direitos humanos, a não ser formalmente.

É uma cova que o próprio governo cavou para si mesmo, Silvio tem pouca agência em relação a isso. Ele pode apontar isso e acabou, ele pode ser a pior pessoa do mundo, quem sai bem na fita é ele. De forma bem vulgar, e uma coisa que o próprio governo pode ficar falando : "é estrutural, a correlação de forças" - mesmo o governo sendo o governo. Pior, Silvio pode sair e ainda continuar amiguinho do governo.

Ghiraldelli tem uma mania de negar radicalmente algumas coisas e inventa toda uma gama de narrativas em cima dessa realidade alternativa que ele imagina que exista.

Dizer que o Silvio é irrelevante é dizer que o governo não tem compromisso real com os direitos humanos. Porque é afirmar que ele como ministro não tem nenhum poder de decisão sobre o próprio ministério. É algo pequeno, triste, maldoso, por o homem lá de miss universo do antiracismo. É uma maldade que o sr. filósofo não quer acreditar que existe.

Por isso que Silvio tem que ser chamado por ele de inútil, de empáfia, de preguiçoso, de oportunista, etc - isso parte do pressuposto que o Silvio tem alguma capacidade de ação própria. Como ele próprio, filósofo, não pode criticar o governo e ai a pauta precisa sempre voltar no sr. Bolsonaro senão sua relevância acaba, precisa ficar falando do "ministro empáfia".

"Ah mas ele pode falar contra X chacina" - que fale, eu te pergunto, na prática política, na organização no Estado, o que ele fala tem poder por ser o "correto" ? Poder político vem também com dinheiro, vem com mobilização. É de se perguntar, se a gente queria tanto um ministro negro militante, por que escolher um intelectual ao invés de alguma liderança negra mobilizada ?

Toda grande empresa tem um setor para lidar com racismo, questões de gênero, etc - isso significa que de repente a empresa vai mudar sua forma de ser por conta desses setores ?

Não, é uma atuação formal. Lembrar a cor do mês, promover folheto pro pessoal lembrar de não ter preconceito e sei lá, fazer palestra. Olhando assim de longe, parece ser exatamente essa função do ministério de Silvio e isso ele faz.

O Brasil tem cota para minoria na universidade. Ótimo, agora a gente chega lá, mas isso significa que a universidade quer a gente lá ? Significa que a forma da universidade ser mudou ? Tem mais gente preta no ensino superior, têm até travesti (eu sou uma, por exemplo), ótimo, mas aí te pergunto : mudou alguma coisa ? Se tem uma coisa que eu sei, é que pouco importa se eu vou chegar no final do curso e que ali, eu sou um pequeno enfeite para a universidade não ser acusada de transfóbica. E para militância liberal isso basta.

Aí o sr. Ghiraldelli, que é incapaz de criticar a política liberal e o trotskismo do governo, que até consegue identificar o individualismo promovido pelo neoliberalismo, e fica aí falando de identitarismo como a grande crítica contra a esquerda não consegue compreender que na verdade, o que a gente tem em excesso, é um bando de liberal idealista muito mais interessado em não parecer racista e deixar os liberal das minorias ter espaço para isso.

É uma dinâmica muito tranquila de entender. As instituições, nós sabemos, mais importante, elas sabem, de seu legado na promoção do racismo, etc. Mas mudar isso, não é você lembrar que existem negros, é necessário uma mudança no poder, na forma de se fazer as coisas, na maneira de se organizar.

Mas assim, é mais fácil para a instituição lembrar que tem racismo e se dizer contra, mesmo que na prática a gente sabe bem a função dessas instituições na reprodução do racismo (e meio que sequer faz sentido elas quererem largar o osso por boa vontade).

E volto a dizer, pessoas como o Silvio fazendo discurso, ele pode ser bom, mau, bonito, feio, pode ser Deus, o diabo, o que for, tem muito pouco a fazer e na verdade, não mandam em nada. Silvio serve para te dizer : estude, vire advogado, um dia você também pode ser ministro. M e r i t o c r a c i a.

A gente sabe que na prática e isso aqui é o mais importante, nós temos muito mais gente que morre tentando do que "chega lá", e esse chegar lá é sempre individualizado, é sempre o tal do "vencedor".

Se a mera existência de pessoas negras, de povos originários, de mestiços, de deuses estranhos e de crenças completamente diferentes da cristã, já deixou o sr. Lovecraft louco. Viver no mundo atual sendo uma minoria não precisa de muita imaginação, nós vivemos o pesadelo.

E assim, por que mesmo nós não temos uma alternativa política organizada ? Ah é mesmo, mataram os comunistas. Detalhe, o viés do debate é sempre liberal, é sempre contra essa organização, é sempre contra a capacidade das pessoas construírem mundo que elas vivem.

O que muitos petistas preferem fazer é criticar a correlação de forças, direcionar suas críticas para o STF, para algum ministro ou voltar a falar do Bolsonaro. Qual é a grande contradição ? Nós saímos de um governo que nem sabia o que direitos humanos e entramos em um que supostamente teria um compromisso maior em avançar nessa questão. Por Silvio, e aqui quero que prestem atenção, é importante porque cria um jogo de cena perfeito. É como eu disse no meu outro post sobre, há uma fetichização da figura do governante e com Silvio não deixa de ser diferente.

Ele serve para o governo dizer que tem compromisso contra o racismo, que defende direitos humanos e tudo o que um bom marketing empresarial diria - ainda que na prática nada se concretize.

E aqui é pensar : Silvio sabe que ele é só isso ? Se sabe, eu mesmo não creio em ingenuidade.

 Update 6/9/2024:

E para ajudar mais ainda, Sr. Silvio é pego sendo acusado de abuso sexual, com histórico anterior ao cargo ! De novo, fica claro que na prática mesmo, o ministério era só de enfeite, ainda mais com um ministro abusador.

🍭 🎀 𝐼'𝓁𝓁 𝓉𝑒𝓁𝓁 𝓎❀𝓊 𝒷𝓊𝓉 𝒾𝓉'𝓈 𝒿𝓊𝓈𝓉 𝒷𝑒𝓉𝓌𝑒𝑒𝓃 𝓎🌺𝓊 𝒶𝓃𝒹 𝓂𝑒. 𝐼'𝓁𝓁 𝓉𝑒𝓁𝓁 𝓎💙𝓊 𝓌𝒽𝒶𝓉'𝓈 𝒽𝒶𝓅𝓅𝑒𝓃𝒾𝓃𝑔 𝒾𝓃 𝓉𝒽𝒾𝓈 𝓈🌸𝒸𝒾𝑒𝓉𝓎, 𝓌𝒽𝒶𝓉'𝓈 𝒷𝑒𝑔𝒾𝓃𝓃𝒾𝓃𝑔 𝓉🌸 𝓉𝒶𝓀𝑒 𝓅𝓁𝒶𝒸𝑒 𝒾𝓃 🍩𝓊𝓇 𝓈🍬𝒸𝒾𝑒𝓉𝓎 𝒿𝓊𝓈𝓉 𝒷𝑒𝒸𝒶𝓊𝓈𝑒 𝓎💍𝓊 𝒹🏵𝓃'𝓉 𝓀𝓃😍𝓌 𝒶𝒷💮𝓊𝓉 𝒾𝓉. 🎀 🍭

Ghost