O que esperar de 2024 ?

Cuidado, eu costumo acertar.

Ano que vem é ano de eleição e o governo federal, como sr. Jones vem falando faz séculos, o teto de gastos estará vigente. Nos bastidores da política está bem claro que Lira e o Congresso Nacional querem forçar um orçamento maior do que o governo está disposto a cumprir, já que o governo quando propôs o teto colocou um dispositivo jurídico para responsabilizar o presidente do furo no teto.


2023 ficou bem claro que Bolsonaro e a extrema-direita de uma forma geral, continuam firmes e fortes, enquanto a esquerda apesar de ter crescido alguma coisa, não conseguem pautar debate, não consegue ocupar muitos espaços e ainda tem muita dificuldade de fazer política.

Então, eu sinceramente, não espero uma vitória muito grande nas eleições municipais. Como não espero que o governo consiga lidar com essa pressão do congresso em relação ao orçamento : é muito óbvio que querem gastar, visto a eleição municipal (e claro, para ferrar o presidente).

Política de uma maneira geral e eu falo como uma estudante de ciências sociais, não parece algo muito positivo. Ou seja, eu não acho que vai dar algum resultado para quem for se dedicar para isso (isto é, nós meros mortais).

O grande problema das eleições é que os partidos tentam fazer um trabalho que deveriam fazer por décadas em 2, 3 meses de campanha e o povo percebe isso. Fulano ir à favela fazer discurso é muito lindo, problema que fulano nunca tá na favela quando não tem eleição.

Eu penso assim, considerando a economia merda, a política merda, etc, etc, acho que a gente tem uma dificuldade muito grande de construir qualquer coisa coletiva.

É esse horizonte que faz falta.

Por isso, eu vejo, pelo menos no meu círculo pessoal/internet, que a arte é a única coisa que faz ainda algum sentido. É ela que transmite a mensagem da melhor forma, é ela que atrai gente para falar com a gente.










Ghost