DOC 006 : Notas sobre o Instagram

Isso serve apenas como uma pequena nota sobre o meu uso do Instagram. Eu acho que eu nunca usei muito Instagram, mesmo na minha fase mais jovem, que eu era cronicamente online, sempre achei uma rede meio sei lá.

Esses últimos meses, eu resolvi usar porque todo mundo usa. Mesmo motivo de eu ter Whatsapp, é porque as pessoas se comunicam por lá e tal, não é melhor lugar para isso e nem tem o melhor serviço, mas todo mundo usa.

A única grande diferença, mesma coisa vale para o Tiktok e para o Kwai, é a regionalidade do conteúdo. Enquanto no YouTube e Facebook, você fica meio aberto, recebe o que é mais destacado de uma maneira geral dentro de um nicho - Insta, Tiktok e Kwai, mostram muitos criadores locais e tal.

Eu tendo a crer, e isso fica muito claro como usuária e como “criadora”, que não existe uma receita de bolo, muito menos uma estratégia específica que funcione para todo mundo.

Sei lá, tem gente que tem muitos seguidores aqui onde eu moro, mas não tem no sudeste. Então, eu acho que isso precisa ser considerado dentro de uma estratégia de comunicação. A gente, por estar online, acha que não ter um lugar é a melhor fórmula. Mas se o Tiktok, Kwai e o Instagram, se focam tanto em regionalizar o algoritmo, será que realmente, ter uma persona tão aberta, tão eterea e sem lugar, é tão bom assim ?

Por exemplo, tem gente que te fala para fazer umas postagens em determinado horário e tal, com X estética, etc, etc - só que não tem uma abordagem científica, com informações e etc. Então, sei lá, vira achismo.

Eu não julgo sabe, as plataformas mantém o algoritmo em segredo, então né. Uma outra hipótese para geolocalização contar tanto é o uso do celular, as pessoas usam muito mais o celular do que o PC para acessar essas plataformas.

Não quero me estender muito, mas é interessante observar essa regionalização. Há essa noção geral que o conteúdo direcionado, ou seja, quanto mais específico você for, mais chance de você dar certo.

Ghost