ᴾᵒʳ qᵘᵉ ᵒ ᵍᵒᵛᵉʳⁿᵒ ᵖʳⁱᵛᵃᵗⁱᶻᵒᵘ ᵖʳᵉˢíᵈⁱᵒˢ ˢᵉᵐ ʳᵉˢⁱˢᵗêⁿᶜⁱᵃ ᵃˡᵍᵘᵐᵃ ?

Esse texto não vai ser muito longo, como eu não pretendo transformar isso aqui num blog de notícias, nem sempre vou falar de coisas novas. Mas sobre isso eu quero falar.

No governo Bolsonaro de longe o que mais me incomodava era esse estado de paralisia que a oposição vivia. E aqui é importante relembrar, a oposição eram setores do PT, do PSOL, PCdoB, etc e mais um pessoal da direita rival do Bolsonaro, essa seria a frente que mais tarde viria compor o governo atual, o Lula III.

Literalmente, todo dia o governo Bolsonaro fazia (não ficava só nas palavras, bom destacar) alguma coisa muito absurda e do outro lado, em espaços que tinham poderes, que tinha mandatos, que tinham seus contatinhos e compunham uma suposta oposição, nenhuma reação. No máximo, uma notinha de repúdio. Se a gente quisesse fazer cosplay de pensador ocidental, a gente chegava e falava dos comunistas, inventava um problema e saia no freestyle falando. Como nós aqui somos latinoamericanos, a gente sabe bem quem é a esquerda e quem não é, o que a esquerda pode fazer hoje e o que ela não consegue.

Essa imobilidade tinha como principal desculpa a correlação de forças. A análise vinha sob uma lente de que o mundo é imanente, impossível de mudar. Bolsonaro dominava tudo, governo, as ruas, etc, era impossível fazer alguma coisa. Como bons marxistas, ainda que isso fosse verdade, nós pensaríamos estratégias para a superação dessa condição. Vamos dar uma colher de chá, já que uma coisa é ser o governo e outra radicalmente diferente é ser a oposição, então sei lá. Vamos pensar que de verdade, não tinham muito o que eles pudessem fazer (ainda que várias questões dissessem o contrário).

Corta para 2023, primeiro ano do governo. Nas eleições prometeu rios de mudanças, disse que iria fazer diferente. Chega 2023 propõe o mesmo teto de gastos, mantém a dominação do agronegócio, finge que se importa com questões de direitos humanos, racismo e igualdade de gênero e assim, acho que para mim o cúmulo é esse projeto de privatização de presídio.

Eu já tinha perdido toda minha fé no governo em fevereiro quando vi que eles não usariam o início do governo para ter um projeto de desenvolvimento. Até aí, eu ainda acreditava que dava para disputar e que mais tarde, eles tentariam alguma coisa.

Mas isso do presídio já me faz considerar o governo Lula III um problema para a classe trabalhadora. Nós aguentamos a nova república e seu neoliberalismo, dentro dele conseguimos ter uma boa constituição e ainda ter algum espaço para lutar pelos nossos direitos.

Esse neoliberalismo não era ainda uma imitação do Blade Runner, agora faz Blade Runner parecer uma utopia. Nossa, é lindo pôr o Silvio Almeida (que eu já disse que pouco importa o que diz, mas o que representa), com um ministério insignificante e o governo todo, como um projeto, continua a matança e a exploração máxima da população, em especial da população preta (sem contar que né).

Agora, eles estão no governo, tem a hegemonia, tem os cargos, tem a máquina pública…Qual é a desculpa ? A medida em si é péssima, pior o sintoma do que ela representa. Se algo assim passa sem resistência, o que mais o governo pode fazer ? Na mesma cláusula que privatiza os presídios, cita a segurança pública, quer dizer, podemos ter mercenários como policiais ?

Vão privatizar os parques públicos, as escolas, etc. E sabe, tudo sem resistência. A direita não é contra isso, eles gostam dessas medidas, mas eu me pergunto : isso é para ganhar o eleitorado do morto Bolsonaro ? Ou isso é de fato, o projeto que eles acreditam ? Independente do que for, se continuar nesse ritmo, nós vamos continuar fascistizando o Brasil.

Esse peleguismo vai levar a gente pra boca do fascismo. Aquele imobilismo lá atrás, era por que não tinha o que fazer ? Ou por que esse projeto seria o mesmo dessa frente se estivesse no governo ? Ai vai vir o petista, “esses comunista não faz nada”. E realmente não faz, porque comunista tá muito ocupado sendo morto no campo, perdendo emprego por entrar em sindicato, e é desonesto fazer essa cobrança, considerando a nossa história. A perseguição na ditadura, a longa-história do anticomunismo no Brasil, “fim da história” dos anos 90, tudo isso enfraqueceu todas as perspectivas mais radicais de esquerda no Brasil.

E gente do céu, quem é que tá no governo ? Quem ganhou as eleições ano passado ? Vai lá no site do TSE e confirme se realmente foi o Lula, porque pelo que eu olhei, quem ganhou foi Lula. Assim gente, esqueçam essa ideia tosca de cobrar e de achar que político vai te ouvir, você não é um burguês. Se o governo Temer e Bolsonaro não foi o didático o suficiente para mostrar que o povo não manda nessa democracia, eu não sei o que é. Você precisar de uma coisa do governo e ele simplesmente te ignorar ? Todo serviço público para a população ser sucateado ? Sei lá.

A pior parte é essa : querem que a gente faça crítica em quem não está no poder ou não tem poder nenhum. Complicado. Enfim, isso só mostra que não adianta, amigo você não vai ter emprego, amigo você não vai entrar em concurso, amigo você não vai ter casa, amigo você não tem nada a perder - se organize. É assim, fazer isso ou aceitar a morte. Já estamos chegando nesse ponto.

Pode analisar, o nosso maior problema sempre foi a nossa incapacidade de organizar a nossa luta, a nossa incapacidade de coordenação política mais ampla, de construir movimentos que servissem de alternativa ao que estava instituído. O nosso erro foi crer que o governo social-democrata não fosse agradar a extrema-direita, que de repente, estaria tudo bem e o pesadelo acabaria.

𝒟𝑜 𝓎𝑜𝓊 𝓌𝒶𝓃𝓉 𝓉𝑜 𝒽𝓊𝓇𝓉 𝓎𝑜𝓊𝓇𝓈𝑒𝓁𝒻 𝓉𝑜𝑜? 𝒟𝑜 𝓎𝑜𝓊 𝓌𝒶𝓃𝓉 𝓉𝑜 𝒻𝑒𝑒𝓁 𝓎𝑜𝓊𝓇 𝓂𝒾𝓃𝒹 𝓈𝒸𝓇𝒶𝓅𝑒𝒹 𝒷𝓎 𝒶 𝓇𝒶𝓈𝓅? 𝐼𝒻 𝓎𝑜𝓊 𝓌𝒶𝓃𝓉 𝓉𝒽𝒶𝓉 𝓃𝑒𝓋𝑒𝓇 𝓉𝓊𝓇𝓃 𝓎𝑜𝓊𝓇 𝑒𝓎𝑒𝓈 𝒶𝓌𝒶𝓎.
Ghost