Vamos parar de ouvir o pessoal do Twitter ?

Mais um texto curto.

Por que a gente não leva a sério o 4chan e leva o Twitter ? Isso é uma pergunta legítima. É sempre assim : um ponto péssimo sobre determinada coisa, quase sempre vem ou do Twitter ou do 4chan.


A plataforma já era ruim e só incentivava briga, Musk conseguiu aumentar o fator “nazi” lá para as alturas. Chegou no ponto que tem tanta gente reclamando do Twitter e que continua usando, que já nem faz sentido levar a sério.


É igual querer ouvir a opinião de um channer sobre mulheres, você vai ouvir algo diferente de misoginia ? E assim, é muito clara a função ideológica do Twitter em ser um espaço que transforma o debate público no pior que ele pode ser.


A direita de verdade, ou cavaleiros do capitalismo, tem a grande mídia, tem as universidades, tem juízes, delegados, legisladores, médicos. O que você vê na internet é peixe pequeno, o alvo é muito mais em cima.


Aquela coisa, é importante colocar o lixo no seu lugar ? É, mas mais importante é achar de onde ele tá vindo. Isso é um pouco de uma falta de compreensão do que é militância política de uma maneira geral. Esses Nikolas Ferreira da vida não chegam lá por magia, tem dinheiro, tem uma estrutura político-partidária, as pessoas contratam profissionais para fazer as coisas por ele, existe toda uma equipe por trás.


Se a política vira mais um reality show, mais um programa para assistir na TV, tanto faz as coisas que são ditas desde que seja entretenimento e capture uma audiência. A questão é quem faz a realidade no reality show ? Quem constrói o teatro ? Quem financia ?


Bolsonaro é Reagan na República das bananas. A direita quer fazer o showzinho dela, enquanto tem uma direita que ainda não chegou na pós-modernidade. Foi esse choque que fez parte da direita virar anti-Bolsonaro.


Por isso eu odeio muito Debord e Baudrillard como pensadores, eles sabem apontar que existe um circo e conseguem até fazer uma descrição muito acurada de cada um dos espetáculos, e aí ?


Responde francês, o que a gente faz com isso ? Até o Derrida tem uma resposta e ele é francês também. Enfim…


A questão do capitalismo, na amplitude do que ele é e significa, é que ele é a forma mais “eficaz” em reproduzir a vida. O que não significa que é a única, nós estamos vivos, existem povos e culturas originárias vivas no presente, o que não falta é projeto político disputando com o capitalismo, inclusive velhas práticas muitas vezes são retomadas nele e mantidas. O que é o Brasil senão o mesmo Brasil colônia de sempre ?


O ponto é que temos que encontrar uma forma de reproduzir a vida que supere o capitalismo. É uma coisa no nível antropológico mesmo, no sentido de evolução das espécies como descrito por Darwin, a ideia de adaptação. A nossa forma de vida precisa ganhar na luta pela sobrevivência. Por isso Darwin e Marx são tão próximos como cientistas.


E gente do céu, CIÊNCIA SOCIAL É CIÊNCIA, PUTA MERDA. Parem de ser negacionistas e obscurantistas. Deus não existe, o rock está morto.




Ghost