ᴬ ⁱⁿᵗᵉʳⁿᵉᵗ ᵉˢᵗá ᵐᵒʳᵗᵃ ?


Você já teve a sensação de que quando você usa a internet, você não está falando mais com absolutamente ninguém do outro lado ?

Existe uma tese de que na verdade a internet é ocupada exclusivamente por algoritmos e nós interagimos com IAs.

A parte mais interessante dessa teoria, como muitas teses dessa natureza, é que de um lado, elas dizem muito sobre alguns aspectos do nosso mundo, do outro trazem pressupostos que são falsos.


Qual é o pressuposto falso ? Que as pessoas não fazem a internet. Apesar do grande monopólio dessas grandes corporações, uma figura central em toda internet é o usuário.


O Youtube, por exemplo, não é feito pela empresa Youtube, o que ele fornece exclusivamente é a plataforma, o espaço digital para as pessoas postarem seus vídeos. O conteúdo quem faz é o usuário.


Inclusive sinto lhe informar, que mesmo que você não seja um influencer, o seu comentário é tão conteúdo quanto o conteúdo em si, por instância.


Talvez mais do que nunca, a internet seja demasiadamente humana.


Então vamos para o que é verdade da tese da internet vazia : Será que as relações que criamos aqui de fato são suficientes ? Será que ter meus amiguinhos digitais substitui o contato físico ?


Uma conversa aqui tem o mesmo peso que tem corpo a corpo, presencialmente ?


O que os jogos, os filmes, as próprias relações parassociais que são criadas, nos mostram é que sentimos falta do mundo material. Do corpo, do calor, do cheiro.


🐧🐙 𝔡ᶤⓖ𝓘𝓉aŁ 𝕃𝕒𝒾𝓃 𝓱卂Ş 𝓗Eℝ 𝕙คN𝒹𝓼 𝐀𝕣Øùn𝒹 𝔩ᗩ𝐈ℕ ίη Ŧʰ乇 ᗯ𝕚Ⓡ𝐞đ’𝐒 𝕥Ĥя𝕠Ⓐt. L𝔸Į𝐍 ιn 𝕋𝐇Ⓔ 𝐖ⒾⓇ𝕖𝔻 𝓼άY𝓼, “丨’Ĺ𝐥 ⓀᎥ𝐋Ⓛ MЎ𝐒乇ⓛf?” Ⓓ𝕀𝐠ίⓣᵃl 𝕝Δ𝓲几 𝕊𝔸𝔂Ŝ, “𝕨𝔥𝐲? 𝐖ђу ιᔕ 𝔂σย𝔯 乃𝕆dⓎ ร𝐨 ⓦ𝓐Ⓡ𝔪? 𝕎н𝓎 D𝑜 𝓘 Ƒ𝑒Ẹ𝓵 𝓨όǗℝ 𝒷σdㄚ 𝐓𝓔мⓟEᖇΔtUя𝔢?” ♧💲


Ghost