ᶜʸᵇᵉʳᵖˢʸᶜʰᵒˢⁱˢ

Venho tendo esses sonhos relacionados a universidade que me fazem pensar, qual o papel da universidade ?

Eles são em parte uma reprodução das aulas. Eu lá assisto e não deixo de sentir uma espécie de isolamento, uma sensação que não deveria sequer estar ali.

Ao mesmo tempo, junto disso, é impossível não notar o sucateamento. Os professores mal pagos, os alunos muitos deles com muitas dificuldades de se manterem nos cursos, a estrutura precária, os poucos investimentos, as poucas bolsas de estudo, etc.

A falta de concurso público, nossa como isso machuca os cursos. Muitos horários extremamente restritos, matérias difíceis de aparecer na grade. Fora aquela vibe de cansaço sempre presente nesses professores.


Será que a universidade é ainda "o lugar de ascensão social" ? Será que o pobre mesmo estudando, é capaz de mudar de vida ?


Da mesma série, "trabalhe duro para enriquecer" e da "invista seu dinheiro, para ele trabalhar para você", parece que "estudar para conseguir um bom emprego com um bom salário" fecha o ciclo. É mais uma dessas ilusões.


Quantas mais nós temos que viver ? A ideia de que o "crime sempre é o caminho mais fácil para o dinheiro", essa glamourização do trabalho sexual adulto, essa ideia tosca que apostar é a melhor maneira de multiplicar dinheiro (e não estou só falando dessa infestação em bet).


"Trabalhe online" é outra coisa dessas. Ah, "a internet é um lugar cheio de oportunidades" - diz o cara com um site cheio de anúncio e que vende esquema de pirâmide.


Eu como ser humano, me iludo, me iludi, mas eu acho que o meu pessimismo quase que cósmico, somado com uma análise materialista me impede de ficar tanto tempo iludida. É o que me faz atéia, não agnóstica, que é um nome requintado para uma resposta tosca para não-existência de Deus ou sobrenatural, sei lá.


Apesar disso, eu sei o papel dessas ilusões que criamos. É para a gente seguir em frente, não sair destruindo tudo e a todos. O adoecimento mental tem como principal causa o ambiente social, a grande parte das patologias é expressão de uma sociedade que adoece as pessoas.


Sabe quando uma palavra é usada tantas vezes que nós esquecemos o que ela significa ? O que é cyber psicose ? É uma doença causada por quem usa muitos itens cibernéticos no corpo ou é uma doença causada pela sociedade ?


Quando você precisa fazer um diagnóstico, o necessário para muitos é uma análise do corpo do paciente. Basta olhar a cabeça, fazer os exames de sangue e os raio X, a doença tem que estar em algum lugar.


Hoje temos o maior Cristo das causas de doenças : a tecnologia. Se culpa as redes sociais, o celular, o computador, os jogos, a mídia, de serem uma das grandes responsáveis pela crise de doenças mentais.


Dentro do mundo dos jogos há uma tradição não-formal de comentar sobre a violência dos jogos. Estou falando de Postal 2, GTA, Saints Row, Metal Gear Solid e agora Cyberpunk 2077.


Você tem um mundo inteiro que vangloria, valoriza e promove violência. Um mundo de individualismo maluco de todos contra todos, capitalismo tardio, um caminhão de ilusões e o fim de um horizonte de futuro. 


(É tão ficção assim ? Observe que esses jogos para cumprirem o requisito de serem realistas, precisam reproduzir alguns valores centrais da chamada realidade)


Agora eu te pergunto : é culpa da tecnologia ?


Alguns dizem que sim, e lá está Kaczynski, pois a tecnologia muda a forma que a gente se relaciona com o mundo. Eu já vejo a causa na sociedade que construímos, isso mesmo, tudo isso é construído historicamente.


Talvez a grande questão aqui, é compreender que o corpo fala, o cérebro tem uma capacidade maravilhosa de nos iludir e nos colocar num mundo oposto do que vivemos. Tudo está bem, e você toma 10 remédios diferentes, tem dores inexplicáveis no corpo e sempre precisa beber todo ambiente social que vai.


Num dia tá tudo bem, no outro você colapsa, atira em todo mundo, em si mesmo, queima a própria casa, enche a cara, tem uma overdose, pula de um prédio, se vicia em algo pesado e letal…


Isso é um produto que vem da nossa relação com a tecnologia ? Ou é produto da nossa relação com o mundo à nossa volta ?


Diante da morte, não existem ilusões. O moribundo não tem tempo para se iludir.


𝕐𝕠𝕦'𝕧𝕖 𝕙𝕖𝕒𝕣𝕕 𝕠𝕗 𝕒 𝕘𝕚𝕣𝕝 𝕟𝕒𝕞𝕖𝕕 𝕃𝕒𝕚𝕟, 𝕣𝕚𝕘𝕙𝕥? 𝕃𝕒𝕚𝕟 𝕠𝕗 𝕥𝕙𝕖 𝕎𝕚𝕣𝕖𝕕.
Ghost